Bolsonaro vai propor mudança no sistma eleitoral já em 2019

GTV BRASIL
By -
0
Jair Bolsonaro fala, pela internet, com participantes da Cúpula Conservadora
Em pronunciamento por vídeo no encerramento da Cúpula Conservadora das Américas, realizada neste sábado, em Foz do Iguaçu (PR), o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou que vai propor uma reforma do sistema eleitoral
no Brasil já no ano que vem.

Segundo o presidente eleito, "não está em jogo o sucesso ou o fracasso" do seu mandato, mas "o fracasso ou o sucesso do Brasil". "E o que está em jogo? É a nossa liberdade. Nós sabemos das armas que eles [os petistas] usam para atinge seus objectivo.

Após essa fala, Bolsonaro lançou nova suspeita de fraude nas eleições de outubro passado, embora ele tenha sido o vitorioso, e explicitou o plano de revisar, no primeiro semestre de 2019, o processo eleitoral brasileiro.

Nós pretendemos então no primeiro semestre [fazer] uma boa proposta de mudança do sistema de votação no Brasil, porque eu e muitos entendem que nós só ganhamos a vitória [sic] porque tínhamos muito, mas muito mais votos do que eles,e tivemos uma situação parecida,de um certo equilíbrio.

Bolsonaro obteve 57.797.847 de votos, contra 47.040.906 de votos do seu adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT) .

O capitão reformado do Exército falou então ao público presente explicitamente em "desconfiança" em relação à lisura do modelo atual de votação.

"Não estou aqui fazendo uma afirmativa, a desconfiança da possibilidade de fraude é uma coisa na cabeça de muita gente aqui no Brasil. Não é porque nós ganhamos agora que devemos confiar nesse processo de votação. Queremos é aperfeiçoa-lo frisou.

O presidente eleito afirmou em seguida que, embora integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julguem o modelo seguro e tenham dito a ele, Bolsonaro, para não se preocupar, é preciso sempre se preocupar, "não interessa o que aconteça o que aconteça disse. 

"Eles [os petistas] não dormem no ponto, eles não perdem por esperar para mudar o destino do nosso Brasil."

No pronunciamento, Bolsonaro lembrou que luta contra ideologias de esquerda desde os anos de 1970, quando era ainda um garoto, antes portanto da fundação do PT, citou, nos anos de 1980.

À época da juventude, antes de ingressar em escolas militares, Bolsonaro morava com a família em Eldorado (SP), no Vale do Ribeira, e o ex-capitão do Exército Carlos Lamarca, ícone da esquerda, estava na região, escondido e treinando colegas a luta armada.conhecedor da geografia local,Bolsonaro ajudou soldados na caça Alamarca através das matas.

O presidente eleito afirmou que movimentos de esquerda "sempre vão para os locais mais pobres para, a partir dali, crescer", como era (e ainda é) o caso do Vale do Ribeira.

Fonte UOL



Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)