22 de outubro de 2017

Pesquisadora Israelense participará de audiência Pública em Grossos-RN

Tags


A pesquisadora israelense, doutora em agronomia que atualmente é pesquisadora da Universidade Ben Gurion do Distrito do Negev em Israel, vírá a Grossos a convite da Câmara de Vereadores de Grossos e do Poder Executivo Municipal.


Como os estado de Israel é pioneiro em tecnologias em produção no deserto do Negev, a pequena comunidade Israelita de Grossos, assessorada pelo nosso conterrâneo Magnos Ferreira, entrou em contato com o pessoal de Israel e consegui-se sensibilizar a Universidade Israelense e o NegevNet Platform bem como o Jacob Blaustein Institutes for Desert Researc – Israel.

Os pontos a serem abordados durante a visita e audiência pública, será:

Proposta de uso de águas disponíveis no território de Grossos – Águas salobras.

Experiência nos Kibutzim em Israel (Iniciativas familiares e políticas públicas)

Extração de Potássio e Magnésio no mar salgado e as possíveis aplicações de tecnologia na região de Grossos-RN

Mercado de Artêmias salinas

Captação de Recursos para financiamento de projetos.

Segundo a pesquisadora, em Israel no Negev se produz com chuvas anuais de 90mm enquanto que na nossa região com chuvas de mais de 500mm não se produz quase nada. Então com o evento a comunidade procura entender qual é o segredo do sucesso de Israel.

A embaixada de Israel no Brasil, vê com bons olhos a iniciativa do Negev e Grossos, e interessa uma parceria que gere bons frutos para o empresariado local, para o empresariado de Israel e para toda a população de Grossos e adjacências.

Serão convidados para o evento: Banco do Nordeste, Sebrae, Ufersa, Polo UAB, Indústria Salineira Local, Empresários do Comércio, Confederação de Agricultura do RN, Associação Israelita de Grossos, Centro Israelita do RN, Prefeituras e Câmara de Vereadores de cidades adjacentes a Grossos, FETARN, Colônia Z38, agricultores, pequenos salineiros e público em geral.

Tema da Audiência: Israel – Sucesso na convivência no clima árido.

A pesquisadora visitara as salinas artesanais e uma grande salina de Grossos, fara também visita a agricultores (Assentamento Meu País e Comunidade Rural de Areias Alvas e finalizará a visita num almoço com o autoridades locais e empresários interessados.


EmoticonEmoticon